TOP 5 cursos de pós-graduação na área de Educação

Se você está procurando por uma pós-graduação EAD ou presencial, já deve saber quanto uma especialização pode te ajudar na carreira. Afinal, um curso desses traz um conhecimento mais específico, te ajudando a se tornar um especialista no assunto, e assim, conseguir se estabelecer melhor no ambiente em que já trabalha, ou, até mesmo, conquistar uma nova vaga no mercado de trabalho. Profissionais com especialização a distância, por exemplo, conquistam melhores salários e ficam mais bem capacitados para preencher novas oportunidades.

Por isso, se você já tem uma profissão na área da educação e quer se especializar, esse texto foi feito para você. Afinal, vamos falar sobre o TOP 5 de cursos de pós-graduação EAD. Focamos nos cursos a distância porque eles podem ser a sua melhor alternativa de estudo. Pois, você pode aprender sem sair de casa, pagar um valor bem mais baixo na mensalidade e ainda ter acesso a mesma qualidade de ensino e ao mesmo diploma.

Porém, é preciso sempre conferir se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer tais cursos. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, e também, pelas demais instituições, quando você for fazer outra especialização, por exemplo. E é possível conferir essa informação de forma rápida e fácil, diretamente pelo site do MEC.

Outro conselho interessante na hora de encontrar um curso de especialização, é levar em conta tanto o mercado de trabalho quanto as suas habilidades e preferências. Afinal, essa será a sua carreira, então, você precisa, principalmente, gostar de desempenhar essa função para fazer o seu trabalho com dedicação e obter bons resultados. Então, dito isso, voltamos para o TOP 5 de pós-graduação na área da educação, confira abaixo:

Pós-graduação educação especial e inclusiva EAD

O nosso TOP 5 de cursos começa com a pós-graduação educação especial e inclusiva EAD. Há uma grande demanda por esse curso nos dias de hoje. Afinal, precisamos lembrar que a educação é um direito básico a todos os cidadãos, inclusive para aqueles que são portadores de necessidades especiais. Por isso, há uma necessidade de contar com profissionais qualificados para desempenhar essa função.

Depois dessa especialização é possível trabalhar tanto em uma escola especializada, quanto em colégios que sejam inclusivos. Afinal, a licenciatura oferece uma boa base para os profissionais, mas ela não é suficiente quando o assunto é a educação especial e inclusiva. Afinal, o professor precisa conhecer os tipos de deficiência e saber lidar com as características individuais de cada uma delas, garantindo assim, uma educação de qualidade para todos.

Durante o curso de pós-graduação educação especial e inclusiva EAD, o aluno terá acesso a matérias como: formação docente para a diversidade; novos caminhos para profissionais da educação; diversidade na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais; deficiência intelectual, física e psicomotora; deficiência visual, auditiva e surdocegueira; transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades; fundamentos da educação especial; metodologia do ensino da educação especial; e tecnologia assistiva comunicação alternativa.

A quantidade de horas do curso pode ser alterada de acordo com a instituição, mas a carga horária base é de 600 horas.

Pós-graduação em psicopedagogia EAD

Nossa segunda indicação é a pós-graduação em psicopedagogia EAD. Antes de falar mais sobre a pós em si, é preciso entender um pouco mais sobre essa área. A psicopedagogia tem como foco os processos de aprendizagem. Mas há duas áreas dentro desse segmento, quando é estudado um caso em específico ela é clínica, já quando é um grupo é institucional. Como a psicopedagogia institucional está mais ligada a sala de aula, vamos focar nesse segmento.

É importante lembrar que essa é uma área multidisciplinar, pois envolve conhecimentos sobre neurologia, psicolinguística e antropologia. Sendo assim, durante o curso de psicopedagogia EAD, o aluno terá acesso a conhecimentos sobre as seguintes matérias: novos caminhos para profissionais da educação; teorias da aprendizagem; diversidades na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais; e fundamentos da psicopedagogia. Esse curso costuma ter 450 horas de duração.

Pós-graduação em neuropsicopedagogia

Assim como o nome pode sugerir, a neuropsicopedagogia está próxima da psicopedagogia. Porém, ela investiga processos de aprendizagem buscando integrar os assuntos da neurociência à psicopedagogia. E esse segmento também está em alta, por isso, pode ser uma boa opção para um curso de especialização a distância.

Durante essa pós-graduação EAD, os alunos terão acesso a temas como: psicologia no desenvolvimento; fundamentos da psicopedagogia; neuropsicopedagogia e o processo de aprendizagem; teoria e prática da neuropsicopedagogia; e novos caminhos para profissionais da educação. O curso costuma contar com 450 horas de aprendizagem.

Pós-graduação em gestão escolar

A gestão escolar é um tema bastante abrangente, afinal, vai além de simplesmente administrar uma instituição de ensino, como muitos podem pensar. Ela pode ser explicada como um sistema de organização interno de uma escola, envolvendo todos os setores. Dessa forma, a gestão tem como objetivo ensinar com qualidade para formar cidadãos com habilidades necessárias para gerir sua vida tanto pessoal quanto profissional.

Sendo assim, na grade curricular da pós-graduação EAD há matérias como: formação docente para a diversidade; novos caminhos para profissionais da educação; gestão escolar; princípios e métodos de supervisão e orientação educacional; gestão educacional: direção, coordenação e supervisão; gestão educacional e organização do trabalho pedagógico. Assim como o anterior, o curso também costuma ter 450 horas.

Pós-graduação em pedagogia empresarial

E por fim, mas não menos importante, temos a especialização a distância de pedagogia empresarial. Você também pode encontrar cursos que são intitulados como educação corporativa. Esse é um dos segmentos em ascensão para pedagogos e pedagogas, e uma boa opção para aqueles que querem trabalhar na área, mas não querem atuar dentro de escolas. E é também uma das áreas que oferece os melhores salários para esses profissionais.

Para se tornar apto para esse mercado, os estudantes aprenderão sobre: pedagogia na empresa; comportamento organizacional; educação corporativa; didática do ensino superior; e gestão de pessoas. Essa pós-graduação EAD deve contar com 450 horas de aprendizagem.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dezesseis + cinco =