Quem é bacharel pode fazer segunda licenciatura?

Pensando em virar professor, mas não sabe se sua formação de bacharel permite? Saiba que para lecionar é exigido alguns critérios. No artigo de hoje iremos abordar esses detalhes para que você possa tirar do papel o sonho de se tornar professor.

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

O bacharelado tem seu foco na formação de profissionais para o mercado de trabalho, empresas, negócio próprio ou mesmo a carreira acadêmica como pesquisador. Com isso, sua estrutura é voltada para o preparo e inclusão dos alunos nesses ambientes.

A licenciatura tem seu foco na qualificação do profissional para a sala de aula, para ser um exímio professor. Isso tanto na rede pública, quanto na privada. Dessa forma, o curso de licenciatura tem sua parcela de estudos teóricos sobre a disciplina específica escolhida, mas há também uma grande parcela pensada no ensino em sala, como didática, psicologia da educação, fundamentos da educação, práticas pedagógicas etc.

Quem é bacharel pode fazer segunda licenciatura?

Não, não pode. Como falamos, os objetivos dos dois cursos são bem diferentes.

Para isso acontecer, primeiro o bacharel precisaria cursar um curso de licenciatura normalmente para só então conseguir fazer sua segunda licenciatura.

Outro caminho disponível seria procurar por uma Formação Pedagógica para Não Licenciados ou como é mais conhecido: Formação pedagógica.

Formação Pedagógica

A formação pedagógica é um tipo de cursos que permite que bacharéis possam se tornar professores licenciados.

Mas há alguns requisitos, são elas:

  • Bacharel com o curso de formação equivalente ao curso de licenciatura

Por exemplo, um bacharel em Química que deseja lecionar também em Química. Nesse caso, a duração do curso pode ser de um ano, assim ele poderá estar apto em dar aula. Afinal, a formação terá peso de Licenciatura.

  • Bacharel com o curso de formação com áreas de ensino parecidas

Aqui seria algo nessa linha: Bacharel em Farmácia que deseja cursar Química Licenciatura. Aqui como há mais divergência, o curso pode levar mais tempo, um ano e meio, por exemplo.

Sobra a carga horária

A formação Pedagógica tem carga horária mínima de 540 horas, entre teorias e práticas. Além de 300 horas, pelo menos, para atividades pedagógicas.

Conclusão

Para finalizar, um bacharel precisa se tornar um graduado em licenciatura para virar professor. Não é possível fazer essa troca de maneira tão esporádica, será preciso realizar nova formação acadêmica ou a Formação Pedagógica.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

cinco × quatro =