Qual a diferença entre uma licenciatura e um bacharelado a distância?

Se você está procurando por uma graduação a distância EAD deve ter se deparado com dois formatos diferentes de curso: licenciatura e bacharelado. É normal se confundir com essas duas formações, por isso, no post de hoje, vamos explicar todos os detalhes sobre essas duas opções de estudo. Assim, você terá mais informações para escolher qual deles é a melhor para você, sempre levando em conta os seus objetivos pessoais e profissionais.

Além disso, também trouxemos um extra, uma terceira opção de graduação: os cursos de tecnologia ou cursos tecnológicos. Afinal, é importante que você conheça todas as possibilidades do mercado acadêmico. Então, confira o texto até o final e esclareça suas dúvidas.

Graduação a distância EAD: O que é licenciatura?

Dessa forma, vamos começar explicando o que é licenciatura. Essa modalidade de nível superior é a única que permite ao profissional formado dar aulas em escolas públicas e particulares. Ou seja, essa é a modalidade voltado para quem quer focar na docência. Por exemplo, para ficar mais claro, um bacharel em matemática, não pode dar aulas em escolas, apenas um licenciado em matemática.

Além disso, é importante frisar que a licenciatura a distância precisa ter no mínimo quatro anos de duração. Esse é o tempo indicado pelo Ministério da Educação (MEC), para que os alunos tenham acesso a todo o conteúdo e prática necessárias para se tornar um bom profissional. Afinal, o licenciado tem um caminho muito responsável pela frente: educar crianças e jovens.

O que é bacharelado?

Já o curso de bacharelado EAD também é uma formação de nível superior, mas que confere o grau de bacharel para os seus estudantes. Há vários cursos disponíveis nesse formato e eles tendem a durar quatro anos, porém, é possível encontrar opções de até seis anos de duração. O objetivo do curso é preparar os profissionais com conhecimentos sólidos da profissão escolhida.

Qual é a diferença entre curso de bacharelado EAD e licenciatura a distância?

Como já deu para perceber ambos os cursos possuem duração média de quatro anos, são consideradas graduações, ou seja, cursos e nível superior. Sendo assim, as duas principais diferenças entre eles são: a grade curricular e a área de atuação depois de formado. E esses dois pontos estão conectados, afinal, é com base no que o aluno aprende em sala de aula que ele conseguirá colocar em prática no seu dia a dia de trabalho.

Então, como apenas o licenciado está apto a docência, a grade curricular já prepara esse estudante para o futuro profissional. Dessa forma, por exemplo, durante os quatro anos do curso de licenciatura em Educação Física, o estudante aprenderá, além das matérias específicas da área, disciplinas relacionadas a docência. Como, por exemplo: Formação Docente para a Diversidade; Sociologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Currículo e Planejamento na Educação Básica; Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva; Educação e Ludicidade; e muitas outras.

Sendo assim, no próximo tópico vamos falar sobre qual dos cursos você deve escolher. Mas, já podemos adiantar que nada impede que você inicie, por exemplo, a licenciatura em matemática e depois complemente sua preparação com o bacharelado em matemática. Na verdade, dessa forma, você vai até conseguir diminuir o tempo de duração da segunda graduação. Afinal, é possível pedir o aproveitamento de matérias. Ou seja, as disciplinas que você cursou na licenciatura não precisará estudar no bacharelado. Então, essa pode ser uma boa alternativa para quem está na dúvida.

Graduação a distância EAD: qual é a melhor?

Muita gente se questiona sobre se a licenciatura a distância é melhor que o curso de bacharelado EAD e vice-versa. Porém, não existe uma resposta padrão. Afinal, a escolha de uma carreia é uma opção pessoal. Sendo assim, você mesmo precisa decidir o que é melhor para você. Então, a nossa dica é que  leve em conta as suas habilidades e preferência. Também vale conversar com profissionais de cada área, pesquisar pelo mercado de trabalho na sua região e levar em conta o que você idealiza para o seu futuro. Você pode se fazer perguntas como: “como eu me imagino daqui 5 anos?”; “quais atividades quero desempenhar?”; e “onde quero estar trabalhando?”. As respostas vão te ajudar a decidir.

Porém, independente de qual dos cursos você escolher, é importante que opte por uma instituição de qualidade. Afinal a graduação a distância EAD é a base da sua carreira. Sendo assim, ela precisa ser sólida e forte para sustentar o seu sucesso na profissão. Então, além de conferir se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Há outros pontos que você precisa observar antes de fazer a sua matrícula.

É interessante conferir a grade curricular do curso, a lista de professores e a opinião dos alunos nas redes sociais. Além disso, é essencial conhecer mais sobre a metodologia de ensino da instituição. Então, se possível, peça uma prévia do material de ensino. Há faculdades que além das videoaulas também oferecem livros impressos aos seus alunos. Essa é uma ótima forma de aprender, afinal, os livros sempre foram os nossos companheiros de aprendizagem.

O que é tecnólogo?

Agora que você já sabe o que é licenciatura e bacharelado, trouxemos outra opções de formação: o tecnólogo EAD. Esse também é um curso de nível superior, porém ele tem algumas particularidades interessantes. Então, se você está se questionando como é um curso tecnólogo EAD, saiba que ele tem duração média de dois anos, metade dos demais.

Mas, só é possível contar com esse tempo menor de estudo, porque o curso tecnólogo EAD tem pouca teoria. Ou seja, ele é mais focado na prática, no que o mercado de trabalho espera dos profissionais. Por isso, durante essa graduação também não é obrigatório desempenhar o estágio supervisionado.

Porém, não são todas as áreas que possuem opção de curso tecnólogo. Confira algumas das alternativas de segmento disponíveis no mercado:

  • Gestão Ambiental;
  • Segurança Pública;
  • Gestão Comercial;
  • Logística;
  • Gestão de Qualidade;
  • Marketing;
  • Gestão de Tecnologia da Informação;
  • Negócios Imobiliários;
  • Gestão Financeira;
  • Processos Gerenciais;
  • Gestão Pública;
  • Secretariado;
  • Segurança Pública.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dezessete + catorze =