Quais são os principais autores da Pedagogia?

Preparamos um texto especial para os pedagogos sobre os autores da pedagogia. E além dos principais nomes da pedagogia, aqui você vai saber tudo sobre linhas pedagógicas, curso de pedagogia ead e muito mais.

Autores da pedagogia

Se você está pensando em cursar pedagogia, ou ainda está cursando a faculdade nesta área, uma lista pode ajudar muito a organizar os assuntos a serem abordados. Por isso, separamos algumas informações sobre os principais nomes da pedagogia: Paulo Freire, Lev Vygotsky, Maria Montessori, Jean Piaget, Auguste Comte, Emilia Ferreiro e Henri Wallon.

Paulo Freire

Esse é o mais célebre educador brasileiro, mas também teve atuação e reconhecimento internacionais, nasceu em 1921 e faleceu em 1997. Sua proposta envolvia uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, ele condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas, qualificando o mesmo como educação bancária. Paulo Freire dizia que, enquanto a escola conservadora procurava acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que ele defendia tinha a intenção de inquietá-los.

Lev Vygotsky

Psicólogo bielorrusso, nasceu em 1896 e faleceu em 1934, foi um pensador complexo da pedagogia contemporânea. A parte mais conhecida de sua extensa obra converge para o tema da criação da cultura. É interessante ficar atento aos estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel importante às relações sociais nesse processo, a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Jean Piaget

Esse é o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, é quase um sinônimo do que é a pedagogia, mesmo que nunca tenha atuado como pedagogo. Piaget nasceu em 1896 e faleceu em 1980, foi biólogo e se dedicou a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente as crianças.

Maria Montessori

Outro nome muito famoso e difundido, a italiana Maria Montessori nasceu em 1870 e faleceu em 1952. Ela era médica e é muito associada à Educação Infantil, a individualidade, atividade e liberdade são as bases de sua teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como simultaneamente sujeito e objeto do ensino.

Auguste Comte

O pensador francês Auguste Comte, nascido em 1798 e falecido em 1857, está ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o intuito de reorganizar o conhecimento humano. Teve grande influência no Brasil e também é considerado o grande sistematizador da sociologia, foi ele quem a organizou como ciência. Seu pensamento tinha forte aspecto empirista, levava em conta apenas os fenômenos observáveis e considerava anticientíficos os estudos dos processos mentais do observador. Na educação, isso enfatiza a aferição da eficiência dos métodos de ensino e do desempenho do aluno.

Emilia Ferreiro

Psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, nasceu em 1937 e é um dos nomes de maior influência na educação brasileira nos últimos 30 anos. A divulgação de seus livros no Brasil a partir dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção do processo de alfabetização, influenciando até as normas do governo para a área. Ela se transformou em uma espécie de referência para o ensino, seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, suas descobertas levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado, pois elas constroem o próprio conhecimento.

Henri Wallon

O educador francês Henri Wallon, nascido em 1879 e falecido em 1962,  em seus estudos de educação infantil não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento. Ele defende que a vida psíquica é formada por três dimensões: motora, afetiva e cognitiva, que coexistem e atuam de forma integrada.

Linhas pedagógicas

Quando falamos sobre as linhas pedagógicas de ensino, podemos destacar que existem 7 principais linhas pedagógicas da educação: Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Freiriana, Montessoriana, Tradicional e Waldorf.

Comportamentalista

Tem como objetivo moldar o aluno conforme as necessidades sociais, fazendo com que ele adquira comportamentos desejados. O professor controla o ambiente e mensura os resultados através de materiais didáticos e a avaliação é feita por meio de provas e os resultados.

Construtivista

Teoria desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget não é exatamente um método, mas uma concepção de ensino que diz que o aluno é capaz de construir seu conhecimento. Esse conceito foi ampliado para a alfabetização por Emilia Ferrero. Nessa teoria, uma criança é capaz de se alfabetizar sozinha em um ambiente com letras e textos, e com um professor atuando como mediador. O objetivo é que o aluno adquira autonomia.

Democrática

As instituições de ensino com tendência democrática baseiam sua pedagogia na Escola Summerhill, surgida na Inglaterra nos anos 1920 como uma crítica à educação tradicional. O diferencial nesse método é a liberdade que os alunos têm de escolher como aprenderão os conteúdos. Não há exigência de carga horária e a avaliação é feita por meio de participação em trabalhos conforme a preferência do estudante.

Freiriana

Baseada nos conceitos expostos por Paulo Freire, aqui o aluno tem papel de extrema importância pois precisa ser ouvido para que os educadores saibam a melhor maneira de ajudar a compreender o mundo através do conhecimento.  A educação é realizada a partir de princípios como bom senso, humildade, tolerância, respeito e curiosidade, com a intenção de libertar o aluno. Não está prevista a realização de provas, mas podem ser feitos outros tipos de avaliações.

Montessoriana

Desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori esse método se baseia na premissa de que a melhor maneira de se descobrir e aprender é através da experiência prática e da observação. O educador desempenha o papel de propor atividades motoras e sensoriais para remover obstáculos ao aprendizado. O foco é respeitar o ritmo de cada um, por isso as salas de aulas devem ter poucos alunos (em média 20) e diversos materiais de estímulo. A realização de provas é opcional, e a avaliação pode ser feita com base na produção e no desempenho do aluno durante as aulas.

Tradicional

Também chamada de conteudista, se espalhou pelo mundo no século 18 para universalizar o acesso ao conhecimento. O ensino é feito de forma uniformizada e sistematizada, e a avaliação ocorre por meio de provas com o objetivo mensurar quanto do conhecimento transmitido foi memorizado. A figura central é o professor, e o ensino é feito com grande preocupação para ingresso na universidade no final do Ensino Médio.

Waldorf

Desenvolvida pelo filósofo Rudolf Steiner em 1919 é provavelmente a que mais exige engajamento e concordância por parte dos pais.  A cada ciclo de sete anos (0 a 7, 7 a 14, 14 a 21), o aluno tem um único “tutor” que servirá como referência e é o foco dessa filosofia de ensino. No começo da vida escolar existe uma preocupação muito grande para que a criança não pule etapas do seu desenvolvimento. No ensino infantil, há ênfase em artes e em trabalhos manuais e corporais. A visão é holística, integrando aspectos físico, emocional e espiritual do aluno.

Como é um curso de pedagogia ead?

Você está em dúvida se vale a pena fazer um curso de pedagogia ead? A resposta é sim! O curso de pedagogia ead é valorizado no mercado e existem muitas vantagens de um curso de pedagogia ead. Para você saber como escolher um curso de pedagogia ead é preciso pesquisar bastante sobre a mehor opção de faculdade a distância de pedagogia. É importante destacar ainda que uma licenciatura ead em pedagogia tem duração de 4 anos.

Depois de formado, além da sala de aula, entre as principais áreas da pedagogia que oferecem opções de trabalho na pedagogia, podemos destacar que é possível realizar atuação profissional do pedagogo em empresas, na administração escolar, em hospitais, na educação especial, na psicopedagogia e também na pesquisa científica.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

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