Quais são as principais áreas de atuação de um profissional de pedagogia?

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que a Pedagogia possui áreas de atuação bastante amplas.

Neste sentido, por ser uma promessa de emprego garantido, o curso continua entre os mais buscados pelos estudantes brasileiros.

E assim, diante de toda esta repercussão, a Pedagogia será a pauta de hoje aqui no blog Rádio Educadora.

A partir de agora, se você se interessa pela profissão de pedagogo, poderá descobrir tudo sobre ela, desde quais são as áreas de pedagogia até mesmo sobre atuação profissional do pedagogo.

Lembramos apenas que a abordagem do texto terá como foco a licenciatura ead em pedagogia.

Sobre o curso de Pedagogia

A graduação em pedagogia oferecida como pedagogia ead, tem como objetivo formar professores para exercer funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), além dos cursos de ensino médio na modalidade normal, de educação profissional na área de serviços de apoio e gestão escolar e em outras áreas em que estejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Ou seja, o objetivo é preparar um profissional capaz de se posicionar de forma consciente e crítica diante da realidade educacional, e também, propor alternativas de ação, oferecendo oportunidades de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do magistério e demais áreas de atuação.

Todos sabemos que o pedagogo desempenha uma função muito importante na sociedade, e por isso, precisa ser muito bem preparado durante o curso.

E para estar preparado para atuar em diversas frentes, o profissional, ainda como estudante, deve enfrentar cerca de quatro anos de curso, com carga horária mínima de 3.220 horas, que é quanto tempo dura um curso de pedagogia ead.

A grade curricular do curso de pedagogia ead é baseada em pesquisas, atividades em sala, práticas e visitas em outras instituições, estágios supervisionados obrigatórios, monitoria e iniciativa científica.

Dessa forma, durante os anos do curso, o aluno vai estudar conteúdos como: História da Educação, Escola e Sociedade, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Educação Ambiental e Cidadania, Sociologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Antropologia da Educação, Políticas Educacionais, Didática e Prática de Ensino, Currículo e Planejamento da Educação Básica, Fundamentos da Educação Pedagógica, Alfabetização e Letramento: conceitos e processos, Fundamentos da Educação Inclusiva, Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil, Organização Didática do Ensino Fundamental, Organização Didática do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes, Gestão Educacional, Empreendedorismo na Educação, Pedagogia em Espaços não Escolares, Orientação e Supervisão Educacional, entre outras.

Principais áreas de atuação do pedagogo

Como já mencionamos no início do texto, as opções de trabalho na pedagogia  são muitas.

Conhecer um pouco sobre cada alternativa pode ajudar a definir a área de atuação que mais combina com o seu perfil.

Por isso, para que você possa entender um pouco mais sobre a profissão, listaremos abaixo algumas das possibilidades oferecidas pela faculdade a distância de pedagogia.

  1. Atuação em sala de aula

Esta é, sem dúvida, a atuação mais conhecida e requisitada pelo mercado de trabalho. Ao concluir a graduação, o pedagogo poderá atuar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, assumindo o papel de professor.

  1. Administração escolar

Ainda dentro do ambiente escolar, não é raro se deparar com pedagogos exercendo cargos administrativos e de gestão. Isso porque, a formação em Pedagogia também possibilita desempenhar estes papéis na área de ensino.

Dessa forma, existem muitas opções ligadas a supervisão, coordenação, orientação e, até mesmo, direção de ensino. Para se dar bem nestas funções basta ter um conhecimento prévio sobre o funcionamento escolar e habilidades de gestão.

  1. Produção de conteúdo

Outra atividade que necessita da presença constante de um pedagogo está ligada a produção de conteúdos, principalmente quando se trata a elaboração de materiais didáticos.

Vale lembrar que todo o conteúdo destinado à educação, como livros e apostilas, é elaborado por profissionais da área.

  1. Educação Especial

Ganhando cada vez mais espaço, a educação especial trata da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar tradicional. Para isso, é preciso o acompanhamento de profissionais capacitados no desenvolvimento do aluno.

Assim, a figura do pedagogo entra em cena, auxiliando em todos os processos de adaptação e inclusão.

  1. Pedagogia empresarial

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a presença de pedagogos em empresas. Porém, esta é uma atividade crescente.

Muitas vezes, os profissionais graduados em Pedagogia são requisitados no ambiente empresarial para tratar de questões que envolvam a capacitação de colaboradores, planejamento de projetos e ampliação da produtividade.

  1. Pedagogia hospitalar

Mesmo os alunos que possuem alguma restrição de saúde precisam de acesso à educação. Por isso, também faz parte do papel do pedagogo prestar auxílio às crianças que se encontram em ambiente hospitalar.

Sua função neste aspecto é transmitir o conteúdo, adaptando os métodos de ensino.

  1. Tecnologia

O número de aplicativos educacionais cresce a olhos vistos. E para que tudo funcione de forma correta, contribuindo para o aprendizado, mais uma vez a figura do pedagogo deve estar envolvida. A função aqui é verificar o aspecto educacional e adequá-lo às faixas etárias.

  1. Psicopedagogia

Identificar as dificuldades na aprendizagem de crianças e adolescentes também é papel do pedagogo. A atuação neste aspecto pode estar condicionada ao ambiente escolar ou não. Atualmente, muitos profissionais desta área fazem atendimento em consultórios próprios.

  1. Pesquisa Científica

Contribuir para o desenvolvimento da educação também costuma atrair os profissionais da área de Pedagogia. Promover o desenvolvimento de pesquisas e estudos está entre as principais áreas de atuação.

  1. ONGs

Projetos sociais também costumam demandar a atuação deste profissional. Nesta área o pedagogo pode liderar o desenvolvimento de projetos, orientar educadores que participam das ações e criar metodologias que podem ser mais adequadas para determinadas situações ou atividades.

Agora que você conheceu um pouco sobre a profissão de pedagogo e suas áreas de atuação fica mais fácil perceber as vantagens de um curso de pedagogia ead, principalmente àquelas ligadas ao mercado de trabalho, como oferta de vagas e remuneração.

Neste sentido, esperamos também ter contribuído para que você entenda como o curso de pedagogia ead é valorizado no mercado e saiba como escolher um curso de pedagogia ead.

 

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

quinze − 7 =