Mitos e verdades: quem tem diploma de graduação ganha mais?

Se você está pensando em se matricular em uma graduação EAD ou presencial, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, precisa ler esse texto até o final. Trouxemos alguns mitos e verdades sobre o assunto, assim, você fica mais informado e pode tomar a sua decisão com maior prioridade. Dessa forma, uma das perguntas que vamos responder é: “quem tem diploma de graduação ganha mais?” Mas não será a única não.

Afinal, escolher um curso é de suma importância para o seu futuro. Essa é uma escolha que vai definir a sua carreira profissional e também vários outros pontos importantes da sua vida. E, depois da faculdade a distância ou presencial, ainda tem a especialização. Afinal, é preciso estar sempre atualizado nas tendências do mercado para se destacar entre os milhares de outros profissionais. Mas, vamos ao que interessa, confira abaixo os mitos e verdades sobre o assunto.

Quem tem diploma de graduação ganha mais?

Verdade! O mercado de trabalho sempre está em busca de profissionais qualificados, por isso, aqueles que possuem cursos de graduação tendem a ganhar salários mais altos e conquistar melhores vagas no mercado de trabalho.

Porém, é preciso lembrar que não adianta apenas ter o diploma de um curso superior em mãos. É preciso também se dedicar durante a graduação para conseguir extrair o máximo de conhecimento possível das aulas e dos professores. Afinal, é esse conhecimento que fará a diferença em seu dia a dia de trabalho, te transformando em um profissional mais qualificado.

A graduação também proporciona o contato direto com vários profissionais que estão trabalhando na área. Então, aproveite para fazer vários contatos, sempre se mostrando interessado e determinado. Afinal, dessa forma, você pode ser indicado para uma vaga de estágio, por exemplo, e até mesmo ser contratado pelo mesmo local depois de se formar.

Quem se forma em faculdade a distância tem menos oportunidades?

Mito! As oportunidades são iguais tanto para alunos formados em faculdade a distância quanto em instituições presenciais. Na verdade, o diploma dos dois formatos é o mesmo. No certificado do EAD nem consta a informação de que o aluno optou pelo curso a distância.

A graduação EAD proporcionou que muitas pessoas voltassem a estudar, já que é possível aprender de qualquer lugar e equilibrar o aprendizado com o trabalho e demais atividades diárias. Para você ter uma ideia, nos dias atuais, há mais alunos matriculados em cursos de licenciatura a distância do que no presencial. Então, não se preocupe com isso!

Apenas o curso presencial é credenciado pelo MEC?

Mito! O Ministério da Educação (MEC) autoriza os dois formatos de curso. Mas, isso significa que todos eles são credenciados pelo MEC? Não. Calma, vamos explicar tudo certinho. Cada instituição pode pedir esse credenciamento, e ele pode ser aceito ou não. Então, independente se você vai optar por uma graduação EAD ou presencial, é preciso verificar esse credenciamento.

Para isso, você pode acessar o site do MEC e procurar pelo nome da instituição em que tem interesse em se matricular. Na verdade, a faculdade que possui o credenciamento do ministério costuma deixar essa informação clara no próprio site.

E você deve estar pensando: por que é tão importante estudar em uma instituição credenciada pelo MEC? Saiba que é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito no mercado de trabalho e, até mesmo, em outras instituições quando você for fazer uma especialização, por exemplo. Afinal, ninguém quer passar por quatro ou cinco anos de estudo e não ser reconhecido por isso.

Curso tecnólogo não é considerado um curso de nível superior?

Mito! O curso tecnólogo, ou curso de tecnologia, é considerado uma graduação sim. Mas, essa dúvida persiste na cabeça das pessoas porque elas confundem essa graduação com o curso técnico que costuma ser de nível médio. Então, preste muita atenção para não se enganar também.

O curso de tecnologia costuma ter uma duração mais curta do que o bacharelado e a licenciatura, cerca de dois a três anos. Mas isso só acontece porque o foco dos estudos é muito mais na prática do que na teoria. Então, se esse é o seu objetivo, essa graduação pode ser uma boa escolha para o seu futuro.

Todo curso de graduação tem estágio obrigatório?

Mito! Há cursos de graduação EAD e presencial que não possuem estágio obrigatório, como é o exemplo dos cursos de tecnologia. Porém, há algumas instituições de ensino que mesmo assim podem cobrar o estágio.

Dessa forma, para você não ficar em dúvida, é interessante sempre conferir a grade curricular do curso que você está interessado. Essa grade nada mais é do que uma lista com as matérias e atividades que você vai ter acesso durante a graduação. Dessa forma, tanto o estágio, quanto às atividades complementares e o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aparecerão ou não nessa lista.

Aliás, além da grade curricular, é interessante também conferir quais são os professores do curso. Outra dica é verificar os depoimentos de alunos e ex-alunos, assim você terá uma ideia de como é ser um estudante daquela faculdade. Para isso, você também pode conferir as redes sociais da instituição. E, se tiver a oportunidade, peça uma prévia do material de ensino da graduação EAD, pode ser uma videoaula ou uma parte do material escrito. Dessa forma, você poderá conhecer a metodologia de ensino.

A graduação EAD dura menos tempo do que a presencial?

Mito! É verdade que na faculdade a distância você pode fazer o seu horário de estudos. Porém, ela precisa seguir um padrão de duração. Por exemplo, recentemente, o MEC decidiu que os cursos de licenciatura precisam ter no mínimo quatro anos de duração. Então, essa decisão ficou válida tanto para a graduação EAD quanto para a presencial.

Afinal, a ideia é facilitar o dia a dia de estudos, mas sem comprometer a sua formação e o aprendizado necessário para se tornar um bom profissional e enfrentar os desafios da profissão, seja ela qual for.

 

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

15 − três =