Licenciatura ou bacharelado: como escolher?

Se você está pensando em ingressar em um curso de graduação ead, mas ainda tem dúvidas quanto as modalidades de licenciatura ou bacharelado, nós estamos aqui para ajudar.

Por isso, o objetivo do texto de hoje no blog da Rádio Educativa é fazer você entender quais são as principais diferenças entre as opções de licenciatura e bacharelado.

Mas, antes de tudo, é preciso que você entenda a importância desta decisão, já que esta não se trata de uma simples escolha e, sim, de uma definição de onde e como atuar profissionalmente em um futuro breve.

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado

Para começar, vamos explicar o que é licenciatura. Os cursos ofertados na modalidade de licenciatura a distância ou presencial preparam o profissional para a carreira docente. Ou seja, após a sua formação, os licenciados poderão atuar na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio.

Isso porque, durante o período de estudos, são ministradas disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área, como Didática e Prática de Ensino, Currículo e Planejamento da Educação Básica e Alfabetização e Letramento.

Ainda durante a faculdade, o acadêmico, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, tem acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado. E assim como nos cursos de bacharelado, a licenciatura também propicia ao aluno dar continuidade aos estudos com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Dentro desta área, as principais licenciaturas são aquelas voltadas para a educação básica. Além da Pedagogia, muitas outras possibilidades podem ser encontradas nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química e outras.

Já para definir o que é bacharelado, podemos dizer que esta modalidade permite aos acadêmicos um contato com inúmeras áreas de atuação dentro da mesma profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas.

Toda grade curricular do curso é pensada com o objetivo de oferecer a capacitação necessária do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.

Aqui cabe lembrar que, além de formar profissionais para os diversos campos de atuação da profissão, o bacharelado também forma professores para o ensino superior. Nesse caso, a maioria das instituições exige, no mínimo, um curso especialização. Entre as principais graduações estão os cursos de Administração, Direito, Medicina, Engenharia e Ciências Contábeis.

É muito importante destacar aqui que, independente de qual seja a sua escolha, nada impede que o aluno opte por uma licenciatura e depois faça o bacharelado na mesma área, ou vice-versa. Em algumas instituições, só é possível fazer a escolha entre um dos formatos depois de meses de estudo, já que a base de ensino é a mesma.

Outro ponto que vale ser ressaltado é que se o seu foco for dar aulas em cursos de ensino superior, tudo funciona um pouco diferente. Neste caso, como já mencionamos acima, só a licenciatura não é o suficiente. É exigido, no mínimo, pós-graduação, já que a ideia é que o professor esteja sempre um nível acima do aluno.

 

O que levar em conta na hora de escolher entre Licenciatura e Bacharelado

Foco de atuação

Em primeiro lugar, é preciso que você tenha bem definido onde e com o que pretende atuar. Como vimos anteriormente, esta é uma das principais diferenças entre as modalidades. Para retomar, você deve lembrar que o curso de licenciatura EAD ou presencial prepara seus profissionais para ministrar aulas. Por outro lado, o curso de bacharelado EAD ou presencial tem foco no mercado de trabalho, com diversas possibilidades de atuação.

Grade Curricular

Por terem matérias mais focadas no mercado de trabalho, os cursos de bacharelado são mais generalistas, enquanto os cursos de licenciatura têm uma preocupação maior em abordar disciplinas que embasam a atuação do professor como Didática e Práticas de Ensino.

Oferta de cursos

Nem todo curso ofertado na modalidade de bacharelado está disponível na versão de licenciatura. Porém, quase todas as opções de licenciatura possuem uma equivalente em bacharelado. Neste caso, cabe a você optar pela carreira mais atraente de acordo com o seu perfil e aspirações profissionais.

 

Tipos de graduação a distância EAD

Para esclarecer e expandir um pouco mais sobre o assunto, trouxemos abaixo quais são os tipos de graduação a distância ead disponíveis no mercado educacional.

Bacharelado

O bacharelado é o estilo mais tradicional e conhecido por todos. Trata-se de um curso que capacita as pessoas a trabalharem em sua área de formação. Por exemplo, se você cursa Administração, pode trabalhar como administrador, gerente administrativo, consultor, auditor e outras funções que fazem parte dessa área. Os cursos desta modalidade duram em média de 4 a 5 anos e tem uma formação bem ampla.

Tecnólogo 

Os cursos tecnólogos superiores também são uma forma de graduação, mas têm uma duração menor, por volta de 2 a 3 anos. Por isso, muita gente acaba confundindo os cursos tecnólogos com cursos técnicos, o que é completamente diferente. Isso porque, os tecnólogos são cursos voltados para áreas de atuação específicas do mercado e tem foco nos estudos mais práticos. Já os cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, ou sejam, eles não conferem ao estudante um grau de nível superior.

Licenciatura

Como você já pode ter visto no decorrer deste texto, este é um curso superior para profissionais que desejam lecionar. Embora suas disciplinas sejam específicas de cada área, elas permitem que os alunos transfiram conhecimento por meio do ensino. Lecionar é a atividade principal do licenciado, mas há outros lugares além da sala de aula onde o profissional pode atuar, principalmente se investir em especializações.

Por fim, agora que você já está craque nas diferenças entre licenciatura e bacharelado, é hora de efetuar a sua escolha profissional. Esperamos ter contribuído de forma positiva com a sua decisão e nos mantemos na torcida para o seu sucesso profissional.

Como conselho de última hora, caso a indecisão bata forte, sugerimos uma troca de informações com profissionais atuantes nas áreas, o que, certamente, poderá ser bastante esclarecedor.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

14 + 20 =