Licenciatura em Letras: tudo o que você precisa saber sobre a profissão

Se você é apaixonado pelo mundo das letras e pela língua portuguesa, este texto foi feito sob medida para você.

Hoje, aqui no blog Rádio Educadora, abordaremos como tema o curso de Licenciatura em Letras – Português.

Então, é só ficar de olho nas próximas linhas para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a profissão!

Licenciatura em Letras – Português

O curso de Licenciatura em Letras se dedica ao estudo da literatura e da língua portuguesa. O curso é ofertado em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Porém, no texto de hoje vamos focar na licenciatura.

Seja optando pela licenciatura em letras ead ou presencial, é importante que você saiba que a duração do curso é de 4 anos.

Durante este período, que geralmente é dividido em 8 semestres, o acadêmico será preparado para lecionar na educação básica, do ensino fundamental e médio, como professor das disciplinas de português, literatura e redação.

Mas se engana quem pensa que a faculdade de Letras EAD forma apenas professores. Além de lecionar, esse profissional pode atuar com revisão de textos, traduções, editoração, e atuar como intérprete.

Para isso, o aluno terá contato com disciplinas como Prática Textual em Língua Portuguesa, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Teoria da Literatura, Educação e Ludicidade, Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Literatura Infantil, Estudos Morfossintáticos, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil, Literatura Portuguesa e Luso-Africana: moderna e contemporânea.

Vale lembrar que, quem deseja ingressar nessa faculdade precisa manifestar interesse pela leitura, pela escrita e também por novas culturas, já que estes são elementos básicos do curso.

Grade curricular

E para você que está pensando mesmo em encarar o curso de licenciatura em letras português, trouxemos uma prévia dos conteúdos que encontrará durante o período de graduação.

Confira abaixo a relação de disciplinas pertencentes a grade curricular de licenciatura em letras:

Semestre 1

História da Educação

Prática Textual em Língua Portuguesa

Formação Docente para a diversidade

Filosofia da Educação

Libras – Língua Brasileira de Sinais

Sociologia da Educação

Atividade Formativa I

 

Semestre 2

Teoria da Literatura I

Psicologia da Educação

Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica

Didática

Educação e Ludicidade

Atividade Formativa II

Atividade Integradora I

 

Semestre 3

Currículo e Planejamento da Educação Básica

Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

Educação Ambiental e Cidadania

Fonética e Fonologia

Teoria da Literatura II

Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnicos-Raciais

Atividade Formativa III

 

Semestre 4

Introdução à Linguística

Literatura Brasileira I

Estudos Morfossintáticos

Literatura Infantil

Atividade Formativa IV

Atividade Integradora II

 

Semestre 5

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Língua Portuguesa

Literatura Brasileira II

Estágio Supervisionado I

Literatura Brasileira III

Transversalidade na Educação

Atividade Formativa V

 

Semestre 6

Fundamentos da Formação do Leitor Literário

Alfabetização e Letramento: desenvolvimento e apropriação

Literatura Infantojuvenil

Atividade Formativa VI

Atividade Integradora III

 

Semestre 7

Literatura Portuguesa

Estilística e Semântica

Estágio Supervisionado II

Gestão Educacional

Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes

Atividade Formativa VII

 

Semestre 8

Literatura Portuguesa e Luso-Africana: moderna e contemporânea

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Tópicos Especiais

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Oficina de Produção e Revisão de Textos

Atividade Formativa VIII

Atividades Complementares

 

Licenciatura em Letras – Mercado de trabalho para os graduados

Como já mencionado anteriormente, quem se forma na faculdade de letras tem uma área de atuação muito ampla, que acaba não se restringindo apenas ao ambiente acadêmico. Sendo assim, considerando as atuações fora deste ambiente, podemos dizer que o letrólogo (profissional que se forma em letras) tem espaço garantido nas áreas de editoração, interpretação, revisão, tradução e produção textual.

No ramo de editoração, o profissional pode atuar com a edição de textos de todos os formatos e gêneros, adaptando o conteúdo para publicação e satisfazendo as exigências do cliente, ao mesmo tempo em que atende a área de revisão, corrigindo erros ortográficos, gramaticais, bem como a estrutura do texto. Não raro, os profissionais deste ramo têm acesso aos livros antes mesmo da sua publicação oficial!

Com relação ao trabalho de tradução, o graduado pode garantir sua vaga no mercado traduzindo textos em idiomas estrangeiros de materiais como livros, manuais, filmes, documentos e outros.

No campo das letras, outra área muito requisitada é a interpretação, onde o profissional poderá exercer sua função e ser responsável por traduções simultâneas que, geralmente, acontecem durante congressos, conferências e eventos culturais. Pouca gente sabe, mas por exigir muita responsabilidade esta é uma das atuações destinadas aos letrólogos, já que eles possuem o domínio de dois idiomas distintos.

Quanto à produção textual, é possível se realizar escrevendo, seja por conta própria, seja para agências. Nessa área é comum a produção de livros, matérias jornalísticas, roteiros, conteúdos para sites e blogs e textos publicitários.

Por fim, outra área que costuma atrair os profissionais é a acadêmica. Isso porque, desde a sua formação, o profissional está habilitado a dar aula no ensino fundamental, médio e superior. No entanto, de acordo com a atuação e nível de ensino pretendido, talvez seja necessário expandir seus conhecimentos por meio de um curso de pós-graduação.

Como escolher a melhor faculdade de Licenciatura em Letras?

Para escolher com segurança a melhor faculdade de Licenciatura em Letras, seja licenciatura em letras a distancia ou presencial, você deve se preocupar, em primeiro lugar, com os conceitos e avaliações feitos pelo Ministério da Educação à instituição.

A partir daí, o ideal é que você leve em consideração também os benefícios oferecidos por ela, como por exemplo, a flexibilidade no prazo de duração do curso, oferta de materiais didáticos impressos aliados ao ensino on-line e método do sistema de avaliação.

Tudo isso, é claro, deve estar disponível em mensalidades que cabem no seu bolso, proporcionando ainda uma rotina ajustável ao seu dia a dia.

Assim, ao considerar todos estes pontos, e destacando os prós e contras de cada um, com certeza você estará optando pela melhor faculdade para você.

Por fim, agora que você já conferiu tudo o que precisava sobre a graduação de Licenciatura em Letras, o próximo passo só depende de você! Após definir qual a instituição desejada, basta se inteirar sobre as formas de ingresso e dar o pontapé inicial rumo ao seu sucesso profissional.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dezessete − 10 =