Quais cursos de pós-graduação estão em alta por causa da pandemia?

Muitas pessoas estão aproveitando esse tempo em casa, em razão da pandemia, para se atualizar profissionalmente. E, essa é uma ótima alternativa para otimizar o tempo. Por isso, há cursos de pós-graduação em alta, com grande demanda no mercado acadêmico. Sendo assim, neste texto, vamos falar sobre o assunto, mostrar as pós-graduações que são tendência em 2021 e ainda tirar suas dúvidas sobre  o assunto. Então, confira o texto até o final e anote nossas dicas. Vamos começar respondendo algumas das perguntas mais frequentes e as pesquisas mais realizadas no meio digital. Confira logo abaixo!

O que é considerado pós-graduação?

Antes de falar sobre as tendências, precisamos explicar o que é considerado pós-graduação. Sendo assim, de uma forma geral, curso de pós-graduação é todo o estudo acadêmico que vem depois da graduação, que pode ser uma licenciatura ou um bacharelado. Por isso, nesse formato estão incluídos os cursos de especialização, mestrado e doutorado. Porém, no mercado acadêmico, os cursos de pós graduação são utilizados para se referir as especializações, juntamente com o MBA, o Master Business Administration.

Qual o título de quem faz pós-graduação?

A segunda dúvida que vamos esclarecer é: “qual o título de quem faz pós-graduação?”. Como já explicamos anteriormente, existem diferentes tipos de pós-graduação. Mas, se referindo a especialização, podemos dizer que o aluno, depois de concluir o curso, é considerado especialista, ou ainda, pós-graduado em determinado segmento. Porém, se o estudante tiver completado o mestrado, será considerado mestre. Já aqueles que concluíram o doutorado, são doutores.

Qual é a melhor pós-graduação?

Muitas pessoas também se questionam sobre qual é a melhor pós-graduação. Mas, na verdade, não e existe uma resposta padrão para essa pergunta. Afinal, é preciso analisar qual é a sua área, como está o mercado atualmente, quis são as suas habilidades e preferências dentro da profissão. Por isso, você precisa observar todos esses pontos para chegar na sua resposta certa. Faça esse exercício e descubra.

Pós-graduações que são tendências em 2021

Como o avanço da Covid-19, além da falta de leitos, também surgiu uma demanda muito grande por profissionais qualificados na área da saúde. Sendo assim, os cursos de saúde estão entre as pós-graduações que são tendências em 2021 e no próximo ano também. Dessa forma, entre as principais especializações estão: Enfermagem em UTI; Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar; Gestão de Saúde; Saúde Pública; e Auditoria em Enfermagem. Então, se você é formado em medicina, enfermagem ou em alguma outra graduação desta área, pode apostar em uma dessas especializações.

Mas, não é apenas a área da saúde que está em alta, outros exemplos de pós-graduações que são tendência em 2021 são os cursos relacionados a educação. Afinal, os professores, pedagogos e outros profissionais da área, precisaram se reinventar para continuar passando conhecimento durante a pandemia. Dessa forma, cresceu e continua crescendo a procura por especializações na área. Alguns dos exemplos são: Alfabetização e Letramento; Educação Especial e Inclusiva; Ensino Lúdico; Gestão Escolar; Neuropsicopedagogia; Psicopedagogia Institucional; e , principalmente, Tecnologias e Educação a Distância.

E o nosso terceiro e último exemplo de pós-graduações que são tendência em 2021 são os cursos ligados a tecnologia. Por isso, há uma procura por especializações de áreas como: Tecnologia da Informação; Segurança Privada; Logística; e Segurança Pública. Então, se você pertence a uma dessas áreas, saiba que vale a pena investir em cursos de pós-graduação desse meio.

Cursos de  pós graduação EAD

Os cursos de pós-graduação EAD já estão no mercado há muito tempo. Por isso, há alguns anos recebem destaque e aumentam o número de alunos matriculados. Os principais motivos são: flexibilidade para estudar; valores bem mais baixos na mensalidade; e a possibilidade de equilibrar trabalho, estudos e demais responsabilidades diárias. Tudo isso, com a mesma qualidade do presencial e com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Porém, durante a pandemia, a importância do EAD foi exaltada. Afinal, é possível ficar em casa, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança, e ainda aprender. Assim, quando a pandemia passar, teremos profissionais mais bem qualificados para desempenhar a sua função, ou para conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.

Então, agora que você já sabe quais são as pós-graduações que são tendência em 2021, precisa escolher uma pós EAD para chamar de sua. Sendo assim, depois de escolher o curso, o segundo passo e pesquisar pelas instituições de ensino. Nesse momento, vale lembrar que é muito mais interessante optar por uma faculdade que já adotava o método a distância antes da pandemia. Afinal, as instituições que precisaram se adaptar de última área, não foram desenvolvidas diretamente para o EAD, por isso, podem possuir carências na metodologia de ensino, como também, no atendimento aos alunos.

Como escolher uma faculdade EAD

Os próximos passos para fazer a sua escolha são: conferir o credenciamento no MEC e a grade curricular. Vale lembrar que a grade curricular dos cursos de pós graduação EAD nada mais é do que uma lista de matérias e assuntos que serão ensinados durante o tempo de duração da especialização. Ou seja, é importante que você confira, antes mesmo de fazer a sua matrícula, sobre o que vai aprender. Além disso, é interessante conferir quais serão os seus futuros professores. Depois que tiver os nomes, é só fazer uma rápida pesquisa na internet.

Você também pode conferir a reputação da faculdade pelas páginas das redes sociais. Por lá é possível conferir os depoimentos de alunos e ex-alunos e como a faculdade resolve os possíveis problemas que aparecem. E, como muitas pessoas ficam confusas em relação ao credenciamento do MEC, vamos explicar melhor o assunto. O credenciamento do MEC  é essencial para o seu futuro. Afinal, é com base nele que o seu diploma será bem aceito no mercado de trabalho. Então, você pode conferir essa informação diretamente no site do MEC, procurando pelo nome da instituição.

Vale lembrar que o Ministério da Educação libera a realização da pós EAD na maioria das áreas de atuação. Mas, isso não significa que todas as instituições terão o credenciamento do MEC. Afinal, para isso são avaliados outros fatores, como a qualidade de ensino, por exemplo. Então, confira essas informações antes de fazer a sua matrícula, para que você possa estudar sem preocupações.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

15 − um =