Home » Como trabalhar com pedagogia empresarial?
Se você se interessa pela área de pedagogia, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre a pedagogia empresarial.
Porém, se você nunca ouviu falar sobre o assunto, fique tranquilo. No texto de hoje aqui do blog Rádio Educadora vamos esclarecer os principais pontos sobre esta possibilidade de atuação, que é obtida após a formação no curso de pedagogia.
E para começar, vamos definir de uma forma bem simples o que é pedagogia empresarial:
A Pedagogia Empresarial ou pedagogia do trabalho, como também pode ser mencionada, é uma área de atuação que permite aplicar métodos, técnicas e estratégias educacionais no ambiente de trabalho, ou seja, em empresas e grandes corporações, proporcionando o aprendizado de gestores e colaboradores, conhecido como educação corporativa.
Neste sentido, as atividades do pedagogo empresarial podem ser desenvolvidas em diversas áreas como:
E assim, tendo como base as atividades acima descritas, cabe ao profissional desenvolver as seguintes tarefas/atribuições:
Agora que você já conheceu um pouco sobre a carreira e suas áreas de atuação dentro de uma empresa, é hora de descobrir o que o pedagogo empresarial faz na prática, em sua rotina.
Isso porque, se você deseja atuar com pedagogia empresarial, é imprescindível que você conheça mais detalhes sobre a profissão.
Trabalhar com a pedagogia empresarial faz com que o pedagogo tenha uma presença muito próxima do setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
De forma conjunta, eles podem atuar em diversas atividades, começando pelo recrutamento e seleção, contratação de novos colaboradores e até mesmo os treinamentos frequentes.
Neste escopo, a atuação do profissional de pedagogia empresarial tem muita importância, uma vez que deve haver um cuidado na integração e também durante o cotidiano de trabalho, que inclui transmitir tudo sobre o negócio.
Ainda em conjunto com o RH, é função do pedagogo acompanhar os colaboradores em suas rotinas, interagindo e descobrindo suas habilidades e necessidades.
Por causa disso, outra função que faz parte da carreira é a realização ou o acompanhamento de avaliações. O profissional da área precisa saber como os colaboradores estão sendo avaliados, a fim de identificar possíveis talentos, bem como necessidades de treinamentos, cursos e especializações.
Fora o que já foi mencionado anteriormente, o pedagogo também se faz necessário em processos de mudança e transformações pelos quais passam a empresa em um todo ou setores específicos. Nesse caso, ele tem o papel de organizar as novas informações e garantir que os colaboradores recebam orientações adequadas para mantê-los atualizados e alinhados às novas políticas organizacionais.
Atualmente, e mais do que nunca, as empresas valorizam o seu patrimônio humano e entendem que as equipes necessitam de qualificação contínua para desenvolver um trabalho de excelência.
Afinal, ser reconhecido contribui muito para a satisfação e produtividade dos colaboradores, que são essenciais para o bom andamento e funcionamento das instituições.
Dentro deste cenário, o pedagogo empresarial começou a ganhar espaço e conquistou o seu lugar de destaque no mercado de trabalho.
Em parceria com o gestor da empresa e com o setor de recursos humanos e gestão de pessoas, eles identificam qual a melhor abordagem a ser feita e ações a serem desenvolvidas, com o objetivo de melhorar os processos e garantir um ambiente favorável para todos os envolvidos.
Quanto a atuação do profissional nas empresas, podemos dizer que o principal objetivo neste aspecto é proporcionar uma melhor aprendizagem aos colaboradores, que se tornam pessoas melhores, mais motivadas e qualificadas.
Ainda de forma resumida, cabe ao pedagogo empresarial a importante função de provar aos colaboradores que o investimento nessas ações são positivas para todos e fazem uma diferença real.
Também, é função do pedagogo – juntamente com o apoio do gestor – desenvolver, aprimorar e descobrir talentos dos colaboradores que já fazem parte da empresa, mas que, até então, não haviam sido explorados ou descobertos.
Para quem já concluiu a faculdade de Pedagogia, mas deseja ir além e se especializar na área de pedagogia empresarial, uma boa solução é optar pelos cursos de pós-graduação.
Disponíveis em diversas instituições de ensino superior, eles são capazes de ampliar as visões de mercado e fornecer conhecimento específicos, fundamentais para quem quer iniciar a carreira na área ou até mesmo mudar o foco de atuação.
Por isso, vale ficar de olho nos cursos de pós-graduação em pedagogia. Entre as tantas opções oferecidas para os pedagogos, você deve direcionar o seu olhar para alternativas como pós-graduação em pedagogia empresarial e educação corporativa, pós-graduação em pedagogia empresarial, MBA em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa.
Por fim, ao final deste texto, podemos concluir que o Pedagogo, nas organizações, vem como articulador de aprendizagem, atuando na qualificação do pessoal, planejando, motivando, e influenciando no relacionamento interpessoal, entre outros, assim, exercendo sua atividade em diversas áreas, elevando a produtividade organizacional.
Agora que você conhece mais sobre a carreira, sobre a atuação profissional do pedagogo empresarial e sua importância para o mercado de trabalho pode considerar este campo como mais uma alternativa para o exercício da pedagogia.
Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário