Como funciona o peso das questões na prova do ENEM?

Um dos assuntos que é bastante comentado e gera dúvidas em muitas pessoas é o peso das questões do ENEM. É que a forma de calcular a nota é diferente do padrão que encontramos em outras provas escolares ou de concursos públicos, por exemplo. Então, se você também tem algumas perguntas sobre o assunto, leia o texto até o final, que nós vamos esclarecer tudinho para você.

Qual é o peso das questões do Enem?

Então, vamos começar esclarecendo qual é o peso das questões do Enem. O primeiro ponto que você precisa entender é que não adianta comparar o seu número de acertos na prova com os de um amigo que participou da mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Afinal, dois estudantes com a mesma nota bruta, ou número de acertos, terão notas finais diferentes. E isso ocorre em razão da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Esse método foi criado no século XX por estatísticos e matemáticos e foi utilizado em outros exames importantes, como, por exemplo, o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) que mede a proficiência de pessoas na língua inglesa.

Senso assim, para descobrir a nota do aluno, o método TRI leva em conta: o número de acertos, o peso de cada questão e a análise da consistência do participante. Como o número de acertos é fácil de entender, vamos explicar os outros dois pontos. Dessa forma, o exame tem um banco com milhões de perguntas que já foram aplicadas em provas anteriores. Com base nessas informações, as novas questões são classificadas em relação ao nível de dificuldade. De uma forma resumida, as perguntas menos acertadas são consideradas as mais difíceis e, por isso, têm um peso maior na correção da prova, ou seja, valem mais pontos.

Consistência do participante do Enem

Dessa forma, podemos passar para o terceiro ponto: a consistência do participante. Essa característica é percebida com base na dificuldade das perguntas. Ou seja, se o aluno acertas as questões mais difíceis da prova é de se esperar que ele também consiga acertar aquelas que foram consideradas mais fáceis. Mas, caso isso não aconteça, entende-se que ele pode ter acertado as perguntas mais complicadas no chute. E é por isso, que esses acertos “casuais” terão menor peso na nota desse concorrente.

Régua de medição

Então, se você está aí se perguntando: “quais disciplinas têm mais peso no Enem?” ou “quais áreas que têm mais peso na prova do Enem?”, saiba que não é realizada uma segregação por disciplina. Para calcular o peso das questões, o Enem utiliza uma escala imaginária, chamada de régua de medição. Sendo assim, ela vai do nível mais fácil para o mais difícil e tem a nota 500 no meio como referência. Sendo assim, o exame acredita que a aprendizagem é linear, dessa forma, a consistência do aluno precisa seguir o mesmo nível dessa régua.

Esse seria um método “antichute”, ou seja, se na correção observa-se que o aluno vem se mantendo no nível 500 e de repente acerta uma questão nível 700, o sistema vai ver como um chute. Sendo assim, nesse caso, o sistema de cálculo impede que a sua nota nessa questão, seja igual a dos participantes mais consistentes. Mas, é importante dizer que o acerto não será desconsiderado.

Peso das questões – Nota máxima e nota mínima

Outro ponto importante é que pra você saber se foi bem no exame, é preciso considerar as notas máximas e mínimas para cada área de conhecimento. Essas notas são divulgadas no site do Exame Nacional do Ensino Médio juntamente com os resultados individuais. Vamos a um exemplo para ficar mais claro. Se na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a nota máxima ficou em 786,5 e a sua nota individual foi de 648,4, isso significa que você foi bem. Afinal, é como se fosse tivesse tirado uma nota 6,5 em uma prova que vale 8.

Sendo assim, considerando o peso das questões do Enem e conforme os itens explicados anteriormente, podemos dizer que mesmo que alguém acerte as 45 questões de uma prova, a nota obtida nunca será 1000. Em outras palavras, a nota máxima sempre é variável.

Peso da redação do Enem

O peso da redação do Enem também é diferente do que os alunos estão acostumados a enfrentar na sala de aula. Os corretores do exame vão avaliar seu texto e atribuir nota de acordo com cinco competências, são elas:

  • Dominar a norma padrão da língua escrita;
  • Identificar e desenvolver o tema conforme pedido;
  • Selecionar e articular ideias;
  • Fazer a redação no gênero dissertativo-argumentativo;
  • Propor uma solução ou intervenção.

Cada uma dessas competências pode ser avaliada de zero a 200 pontos. Sendo assim, para produzir a tão sonhada e comentada redação nota 1000, o candidato precisa estar atento a todos os detalhes e gabaritar todas as competências.

Teste seus conhecimentos respondendo questões anteriores

Agora você já sabe como é calculado o peso das provas do Enem. E por mais que esse assunto seja um pouco polêmico, a nossa dica é que você não pense nisso na hora de estudar. Uma boa dica é testar seus conhecimentos respondendo questões que já foram aplicadas em edições passadas do exame. Assim, você conhece um pouco mais sobre o estilo de cobrança e pode se sentir mais confiante para dar o seu melhor no dia da prova.

Sendo assim, na hora de praticar, é importante que você não apenas escolha a alternativa correta, como também consiga dizer os motivos que levam as demais alternativas a estarem erradas. Assim, você evita de errar uma questão por falta de atenção e ainda, pode fixar melhor o aprendizado na sua mente.

Então, responda questões semanalmente e acompanhe o seu desempenho em cada matéria. Assim, fica mais fácil de descobrir quais assuntos você já domina e quais precisam ser revisados. Responder simulados e provas completas também são boas alternativas que te deixam mais perto da melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio. Então, coloque nossas dicas em prática no seu dia a dia de trabalho e conquiste todos os seus objetivos a partir da nota do Enem.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

4 × 3 =