Como é o mercado de trabalho para bacharéis em administração ead?

O mercado de trabalho para formados em administração ead pode ser considerado um dos mais abrangentes, uma vez que conta com inúmeras oportunidades para quem se decide pela área.

Porém, para iniciar uma carreira nesta profissão, antes é preciso se dedicar em, pelo menos, quatro anos de estudos, durante os quais você terá acesso a todos os conhecimentos teóricos e práticos necessários.

E neste sentido, para quem manifesta um grande interesse pela profissão de administrador, o texto de hoje aqui da Rádio Educadora vai apresentar um breve panorama sobre o curso de administração a distância, bem como sobre a atuação dos administradores.

 

Como é um curso de administração a distância?

Para começar, vamos esclarecer uma das principais dúvidas que é como é um curso de administração a distância.

Sem grandes diferenças da modalidade presencial quando o assunto é grade curricular, a faculdade ead de administração se propõe a cumprir todas as diretrizes e normas estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC.

Desta forma, durante os 48 meses de curso, que totalizam cerca de 3.200 horas, os acadêmicos terão contato com disciplinas como Empreendedorismo, Contabilidade Geral, Economia e Mercado, Matemática Financeira, Gestão de Pessoas, Estatística, Marketing, Finanças, Logística e Operações, Gestão de Projetos, Estratégia e Negócios Internacionais.

Além disso, para conquistar o diploma de bacharel em administração ainda é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, e cumprir atividades complementares e integradoras, que possibilitam uma reflexão profunda sobre os conteúdos estudados. Isso sem contar a realização do Estágio Curricular Supervisionado, onde o acadêmico terá a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que foi visto de forma teórica.

 

Quais são as competências de um Administrador?

Atualmente, para atender todas as demandas exigidas pelo mercado de trabalho, e olha que não são poucas, a função do Administrador vai muito além de somente administrar.

Ao contrário do que muita gente imagina em um primeiro olhar, a profissão exige mais do que isso.

Afinal, quando falamos sobre a faculdade de administração a distância, podemos dizer que se trata da ciência social voltada para as práticas administrativas de uma organização ou empresa.

Deste modo, depois de formado, o profissional estará capacitado para gerir a parte financeira de uma empresa. Entre as possíveis atividades de um administrador estão o planejamento de gastos, a análise de riscos e de crédito, além da coordenação dos recursos humanos.

Assim, uma das opções para os formados é trabalhar no setor de Recursos Humanos. Afinal, além da gestão financeira, é preciso fazer a gestão de outros recursos da empresa, como por exemplo, dos seus colaboradores. O administrador também pode trabalhar na equipe de marketing, de vendas e de logística.

Ainda entre as funções do Administrador podem ser incorporadas a definição de metas e objetivos a serem alcançados, tendo inclusive a responsabilidade de organizar a execução para que isso aconteça; liderança de colaboradores; e supervisão de atividades, de modo a garantir que sejam realizadas com sucesso.

Para completar o leque de atuação, o curso de administração permite que o profissional atue no setor estratégico, buscando adotar táticas que resultem em um melhor desenvolvimento da empresa a longo prazo. E para fechar, o administrador ainda pode trabalhar com consultoria. Nesse ramo, o profissional será consultado por uma determinada empresa, antes da tomada de decisões importantes que podem afetar o futuro corporativo.

 

Mercado de trabalho para bacharéis em Administração

Tendo uma grande oferta de vagas, em diferentes funções, quem conclui o curso de bacharelado em administração a distância, já chega ao mercado de trabalho com muitas chances de ser contratado, já que pode atuar em uma série de setores como Recursos Humanos, Logística, Compras, Marketing, Financeiro, entre outros.

Diante de outras carreiras, esta vantagem de poder usar seu conhecimento para colaborar em diversas áreas faz do Administrador um profissional versátil, muito valorizado e buscado por todas as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.

Este é um dos fatores que explica muito o fato de o curso de administração ead ser um dos que mais registra matrículas de novos alunos todos os anos. Para se ter ideia, ele é um dos mais procurados em vestibulares de todo o país, e aparece com frequência no ranking dos cursos mais populares pelo SiSU, Sistema de Seleção Unificada.

Quais são as áreas da Administração?

Como já mencionado anteriormente, quem conclui a graduação em administração, pode desfrutar de várias opções de atuação. Por se tratar de uma área de formação generalista, o curso visa atender as necessidades práticas das empresas, em variados departamentos.

São alguns deles: Administração de Produção, Recursos Humanos/Seleção de Pessoal, Relações Industriais, Orçamento, Organização e Métodos de Programas de Trabalho, Administração de Materiais e Patrimônio, Administração de Sistemas de Informação, Organização, Empreendedorismo, Carreira Docente, Administração de Hospitais, Pública e Rural, Auditoria, Controladoria, Gestão Ambiental, Gestão de Qualidade, Logística e Marketing.

Outra área bastante buscada pelos administradores está relacionada ao funcionalismo público. Se você pretende investir na carreira pública, saiba que há oportunidades em concursos para administrador. Com bons salários, sempre com valores mais altos do que os oferecidos pelo mercado de trabalho, além dos benefícios e da estabilidade financeira, esta é uma oportunidade muito interessante para quem está disposto a se dedicar aos estudos mais uma vez.

Para quem tem a necessidade de expandir os seus horizontes, existem ainda os cursos de especialização, que habilitam e certificam o profissional em uma série de atribuições que valorizam o currículo ao mesmo tempo em que possibilitam um upgrade profissional, tornando-o especialista.

 

Remuneração média dos bacharéis em Administração

Para finalizar, a remuneração da área não deixa a desejar. A recomendação do Conselho Federal de Administração é de que o salário para um profissional em início de carreira seja de R$ 2.458 e pelo menos de R$ 5.977 para profissionais com mais de dois anos de experiência, o que é claro, vai depender ainda do tamanho e porte da empresa a qual o profissional está inserido.

Resumindo tudo, com o texto acima procuramos mostrar que as oportunidades para quem cursa a graduação de administração são abundantes e atendem diversos segmentos. Por isso, após a conclusão do curso, basta que você identifique suas afinidades e saia em busca do seu lugar ao sol.

 

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

1 × 2 =