Bacharelado ou licenciatura? Qual a diferença?

Muitas pessoas pesquisam sobre a diferença entre licenciatura e bacharelado. Se você também possui dúvidas sobre esse assunto, este texto foi feito para você. A partir do post de hoje, você vai saber o que é um bacharel, descobrir a diferença entre bacharelado e licenciatura e saber qual dos dois cursos escolher para o seu futuro acadêmico. Então, leia o post até o final e confira todas as informações!

Diferença entre licenciatura e bacharelado

Então, vamos direto ao ponto, qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura? Ambos são cursos de nível superior, ou seja, são consideradas graduações. Mas, a diferença está basicamente na área de atuação dos profissionais depois da formação. De uma forma bem resumida e prática, quem opta pelo curso de bacharelado tem um leque mais amplo de atuação no mercado de trabalho, mas é claro, sempre respeitando a área escolhida. Já a licenciatura é voltada para pessoas que querem seguir a docência, ou seja, dar aulas para ensino fundamental ou médio.

Sendo assim se você fica se questionando entre escolher licenciatura ou bacharelado, saiba que essa escolha deve estar de acordo com o seu objetivo profissional. Ou seja, se você parar para se imaginar em um trabalho ideal daqui quatro ou cinco anos, como ele seria? É preciso levar em conta as suas habilidades e desejos profissionais. Porém, nada impede que você faça, por exemplo, um bacharelado em educação física hoje e depois complemente o conhecimento com uma licenciatura na área e vice-versa. Só é preciso alinhar o seu objetivo tanto acadêmico quanto profissional.

Os cursos tendem a ter o mesmo tempo de duração. Por sinal, há uma nova determinação do Ministério da Educação (MEC), para que as licenciaturas tenham no mínimo quatro anos de aprendizagem. Afinal, esse é considerado o tempo ideal para que o aluno tenha acesso tanto a teoria quanto a prática essenciais para a profissão. Os cursos de bacharelado também possuem em média quatro anos de duração.

O que é um bacharel?

Muitas pessoas se perguntam: o que é um bacharel? Essa é uma palavra indicada para intitular as pessoas que já são formadas no curso de bacharelado. Assim como, quem termina uma licenciatura é considerado um licenciado. O importante é saber que ambos os formatos concedem um certificado de nível superior. E essa formação abre muitas portas e oportunidades.

Como escolher um bom curso

Agora que você já sabe a diferença entre licenciatura e bacharelado, precisa escolher a sua área de atuação e também o curso propriamente dito. Para isso, também vale a dica de levar em conta as suas habilidades e desejos profissionais. Você também pode procurar pelas profissões que estão em alta atualmente e também, pelos salários que são oferecidos pelo mercado de trabalho.

É normal, ficar em dúvida entre dois ou três cursos. Para resolver essa indecisão é interessante participar de feiras de profissão ou, até mesmo, conversar com pessoas que já estejam formadas na área. E nada impede que você comece os estudos em uma graduação e depois acabe mudando de curso.

Mas, não é só escolher licenciatura ou bacharelado, você também precisa observar alguns pontos importantes na instituição em que deseja se matricular. O primeiro ponto é verificar se a faculdade é credenciada no MEC para oferecer tais cursos. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma bem aceito pelo mercado de trabalho e também por outras instituições, quando você for fazer uma especialização, por exemplo. E essa informação pode ser conferida de forma fácil, diretamente no site do MEC, pesquisando pelo nome da instituição.

Além disso, também é importante conferir qual é a grade curricular da graduação. A grade nada mais é do que as matérias e assuntos que serão ensinados durante a duração do curso de nível superior. Se puder, também confira sobre os professores de cada matéria, e ainda, os depoimentos de alunos e ex-alunos. Você pode encontrar muita informação nas redes sociais da instituição. Assim, pode ter uma prévia de como é ser um estudante daquela faculdade.

Curso presencial ou EAD

Além de escolher licenciatura ou bacharelado, a área e o curso que deseja se matricular, precisa optar também pelo ensino presencial ou a distância. É importante lembrar que as nossas dicas anteriores sobre o credenciamento e a grade curricular valem para ambos os formatos. Então, o nosso conselho é que você compare a qualidade das instituições, confira as vantagens que cada formato oferece e também o valor das mensalidades e custos do estudo. Afinal, é preciso que a educação caiba no seu bolso.

Atualmente, há muitas pessoas estudando no método EAD, principalmente cursos de licenciatura. Essa é uma boa opção porque oferece uma maior liberdade para os estudantes. Dessa forma, é possível equilibrar melhor os estudos, trabalho e demais responsabilidades e compromissos do dia a dia. Porém, o curso a distância exige organização e comprometimento para dar conta de todo o conteúdo, fazer os trabalhos e provas.

Aliás, muitas pessoas acreditam que o nível de dificuldade do EAD é menor que o presencial, mas não é verdade. Assim como, todas as obrigações do curso como estágio obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), atividades complementares e demais trabalhos também estão na grade curricular do curso EAD. Afinal, ambas as graduações precisam preparar o aluno e o transformar em um bom profissional, pronto para enfrentar todas as dificuldades e obstáculos do dia a dia de trabalho.

Próximo passo: escolha uma especialização

Depois de concluir a graduação não é hora de se acomodar. Afinal, o mercado de trabalho está sempre procurando por profissionais qualificados. Sendo assim, é preciso investir em uma pós-graduação. Então, você vai escolher um segmento dentro da área que você já optou na graduação. Vale levar em conta um segmento que esteja em expansão, uma carência que você observou na empresa em que já trabalha, ou ainda, uma área em que você tenha facilidade ou dificuldade.

E quando falamos em pós-graduação, na verdade pode ser um curso de MBA ou mestrado e doutorado. Essas opções também dependem de qual escolha você fez para a graduação, se é bacharelado ou licenciatura.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

vinte − 7 =