ENCCEJA 2021: Inscrição, data da prova, página do participante e mais!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido pela sigla ENCCEJA, é a forma mais rápida e fácil para aqueles que, independentemente do motivo, não conseguiram concluir o Ensino Fundamental até os 15 anos de idade, ou o Ensino Médio com até 18 anos, e agora buscam essa conclusão e, consequentemente, a certificação. Sua primeira aplicação aconteceu em 2002, e até hoje tem colaborado com o “seguir em frente”, de muitas pessoas que buscam melhores oportunidades não apenas no mercado de trabalho, como na vida.

Como funciona o ENCCEJA?

O ENCCEJA é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que também é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio. A participação é gratuita. Isso mesmo! Não há necessidade de pagar nenhuma taxa de inscrição. E tanto residentes no Brasil ou brasileiros que moram no exterior podem fazer as provas, inclusive aqueles que estão privados de liberdade.

O Inep costuma publicar quatro editais distintos, uma vez que as provas são aplicadas em quatro ocasiões diferentes. Tem o ENCCEJA Nacional, destinado aos residentes no Brasil; o ENCCEJA Nacional PPL, também para quem reside no Brasil, mas está privado de liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas; o ENCCEJA Exterior, voltado aos brasileiros que moram em outros países; e finalmente, o ENCCEJA Exterior PPL, para os brasileiros que residem no exterior e estão cumprindo alguma pena em regime fechado ou alguma medida socioeducativa.

Cabe aqui um detalhe importante, apesar de serem editais com características diferentes para cada caso, as provas são estruturadas de maneira igual, mudando apenas, e obviamente, baseado no nível de escolaridade que o participante pretende concluir. E já que tocamos nesse assunto, nada melhor que contar como as avaliações costumam ser montadas.

Como são as provas do ENCCEJA?

Para quem busca a certificação do Ensino Fundamental, as 120 questões são divididas entre quatro áreas de conhecimento. A primeira engloba disciplinas de Ciências Naturais, a segunda Matemática, a terceira Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, e a quarta Geografia e História.

Já quem irá atrás da realização do sonho de concluir o Ensino Médio, terá uma prova bastante parecida com a do ENEM, ou seja, envolvendo as mesmas áreas do conhecimento. São 30 questões de cada das seguintes: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); e Matemática e suas Tecnologias.

Não podemos esquecer que além das provas objetivas, os participantes precisam também produzir uma Redação, que deve ser estruturada em prosa dissertativa-argumentativa, e costumeiramente tem como tema algo ligado à área científica, cultural, política e social, que tenha relativa importância no Brasil ou no mundo.

Para ser aprovado é simples, basta conseguir na prova objetiva pelo menos 100 pontos em cada uma das áreas citadas anteriormente, e ainda nota igual ou maior que cinco pontos na Redação que, em tempo, vale um total de 10 pontos. Feito isso, é só comemorar. Agora, caso não consiga por não ter alcançado a pontuação mínima em alguma das áreas, fique tranquilo, no ano seguinte não será necessário fazer tudo de novo, é possível inscrever-se apenas para ser avaliado na área que faltou. E isso vale inclusive para quem fez o Exame em 2020 e irá tentar novamente a prova ENCCEJA 2021.

Inscrições e Cronograma do ENCCEJA 2021

Bom, mas vamos ao que interessa, o cronograma do ENCCEJA 2021. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro e seguirão assim até o dia 22 do mesmo mês. Portanto, muita atenção a esse período, pois se perder o prazo não há outra solução a não ser aguardar pela edição do próximo ano.

Apesar de já termos falado, nunca é demais lembrar, poderão fazer a inscrição ENCCEJA 2021 apenas quem tem no mínimo 15 anos, no caso de buscar certificação do Ensino Fundamental, e pelo menos 18 anos, para quem quer concluir o Ensino Médio. Atende esses requisitos? Então é só aguardar o início do prazo, acessar o site do Inep, preencher os dados solicitados, e pronto, participação confirmada!

As provas estão, a princípio, marcadas para serem aplicadas no dia 25 de abril. Sendo o período da manhã reservado para aqueles que farão as provas de Ensino Fundamental e o período da tarde para quem fará o exame de Ensino Médio. A duração total é de quatro e cinco horas, respectivamente. O cartão de confirmação, bem como o local de prova e ensalamento poderão ser conferidos em momento oportuno na página do participante ENCCEJA, que deverá ser acessada usando como como login o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

No dia da prova lembre-se de ter consigo um documento oficial com foto, o cartão de confirmação e pelo menos uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Isso mesmo, apenas caneta preta será aceita.

E os gabaritos oficiais? Você deve estar curioso para saber quanto poderá acessá-los. Será necessário ter um pouquinho de paciência, pois eles costumam ser disponibilizados em até 10 dias úteis após a aplicação.

Se você precisar de algum tipo de atendimento especial para realizar as provas, é necessário que faça essa solicitação junto da inscrição, repetindo, entre os dias 11 e 22 de janeiro. O resultado dessa solicitação de atendimento especial está previsto para ser divulgado no dia 1º de fevereiro.

Esperamos que essas informações sejam muito úteis. E logo traremos mais novidades e dicas para você garantir o sucesso no ENCCEJA 2021 e conquistar sua tão sonhada certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Superior.

Resumo ENCCEJA 2021

  • Inscrições – de 11 de janeiro a 22 de janeiro de 2021
  • Solicitação de Atendimento Especial – de 11 de janeiro a 22 de janeiro de 2021
  • Resultado da Solicitação de Atendimento Especial – 01 de fevereiro de 2021
  • Divulgação dos Locais de Prova – a confirmar
  • Aplicação das Provas – 25 de abril de 2021, sendo turno da manhã para Ensino Fundamental e turno da tarde para Ensino Médio
  • Divulgação do Gabarito Oficial – até 10 dias úteis após a aplicação das provas
  • Resultado Oficial – a confirmar

 

 

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

20 + 9 =