Pós graduação stricto sensu ou lato sensu: qual escolher para alavancar minha carreira?

É bem normal ficar em dúvida entre pós stricto sensu e pós lato sensu na hora de se especializar em algum segmento da sua área. Mas, na verdade, essa dúvida surge, principalmente, por não saber bem o significado de cada uma delas. Por isso, no post de hoje, nós vamos responder todas as suas perguntas sobre o assunto. Afinal, quando você tem acesso a informação, fica mais bem preparado para escolher o melhor caminho a seguir. Então, confira o post até o final!

Lato Sensu o que é?

Se você também fica se questionando: “Lato Sensu o que é?”. Fique sabendo que, segundo o Ministério da Educação (MEC), a pós lato sensu se refere aos programas de especialização, onde estão incluídos os cursos de MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Eles são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

O que é pós stricto sensu?

Ainda, segundo o MEC, a pós stricto sensu compreende programas de mestrado e doutorado. Eles são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. Assim como, ao edital de seleção dos alunos. Sendo assim, ao final do curso o aluno obterá diploma.

Diferença entre pós stricto sensu e pós lato sensu

De uma forma bem resumida, a diferença entre ambas é que a pós lato sensu engloba os cursos de MBA e a pós stricto sensu engloba os cursos de mestrado e doutorado. Porém, para se matricular em qualquer uma das duas modalidades, é preciso que o candidato já tenha completado o ensino superior, ou seja, uma graduação.

Depois de entender um pouco mais sobre as duas, muitas dúvidas já foram sanadas. Mas, se você ainda não sabe qual escolher, vamos falar um pouco sobre a atuação dos alunos formados nesses cursos. Os estudantes que optam por um curso de mestrado ou doutorado é porque querem seguir a vida acadêmica, seja dando aulas ou realizando pesquisas dentro da universidade. Já o curso de MBA é mais procurado por pessoas que já trabalham na área. Esses alunos querem conquistar um cargo melhor, aumentar o conhecimento específico ou conquistar uma nova vaga de emprego.

Porém, o que pouca gente sabe é que é possível fazer um mestrado profissional. Ou seja, seria uma pós stricto senso, mas voltada para o mercado de trabalho e não para a docência. Sendo assim, ao finalizar este curso, o aluno deverá apresentar um trabalho, podendo ser uma monografia em forma de estudo de caso ou um projeto a respeito de determinado tema. Mas, é importante lembrar que neste caso é exigido que o aluno tenha proficiência em outra língua, geralmente o inglês. Já que o aluno deverá preparar uma dissertação para apresentar o estudo desenvolvido, além de defender os resultados e a motivação da linha de pesquisa escolhida.

Qual dos cursos eu devo escolher?

Agora que você já conhece os dois formatos chegou a hora de escolher. Porém, não há uma resposta fixa de qual é a melhor opção, pois depende de você e da sua realidade. Por isso, a sua escolha pela pós deve estar de acordo com o seu objetivo profissional. Então, tente pensar como você se imagina daqui a alguns anos, onde queria estar trabalhando e como deveria ser sua rotina de trabalho.

Nessa hora de escolha, você deve pesquisar também o que o mercado oferece atualmente. Mas sempre levando em conta as suas habilidades e desejos profissionais. Vale também conversar com profissionais que já estão formados para entender melhor a situação dos dois lados. Mas é claro, escolher uma pós lato sensu agora, não significa que você não poderá fazer uma pós stricto sensu depois e vice-versa. Afinal, as possibilidades de estudo estão aí e você pode optar pelas duas, desde que elas estejam alinhadas ao seu objetivo profissional. Então, tenha sempre a sua carreira em mente, saiba onde quer chegar e use as ferramentas disponíveis para chegar lá!

Existe pós stricto sensu EAD?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre se existe pós stricto sensu EAD. Na verdade, ambos os formatos podem ser oferecidos na modalidade a distância. Porém, há diferenças entre essa oferta e é isso que vamos explicar agora. Sendo assim, a pós lato sensu pode ser realizada totalmente a distância. Ou seja, sem a necessidade do aluno comparecer ao polo da instituição de ensino para realizar provas, ou então, assistir a aulas. Porém, algumas instituições exigem alguns encontros presenciais de seus alunos por semestre, por exemplo. Então, é interessante conferir com cada universidade.

Porém, as regras são outras para estudantes que queiram se matricular em cursos de mestrado ou doutorado EAD. A legislação exige que sejam feitos encontros presenciais ao longo dos anos de duração do curso de pós stricto sensu. Dessa forma, é preciso que o aluno compareça ao polo para se reunir com professores para apresentar trabalhos ou realizar outras atividades de pesquisa, por exemplo. Mas, essa frequência mínima pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida. E sim, existem cursos de mestrado e doutorado no formato EAD, basta que sigam a legislação.

É um boa escolha o curso EAD?

Então, agora você já sabe que tem a possibilidade de cursar o método a distância. Mas, se você pretende realizar um curso de lato sensu ou stricto sensu EAD saiba que vai encontrar valores mais baixos na mensalidade. Por isso, essa pode ser uma boa opção para o seu futuro acadêmico. Além disso, como não é preciso se deslocar até a faculdade diariamente, é possível economizar com combustível ou passagem de transporte público, já que não terá um deslocamento extra todos os dias. E também, pode ficar mais fácil de equilibrar o trabalho com os estudos e demais compromissos e responsabilidades. Então, pesquise pelos cursos EAD. Confira se há o credenciamento do MEC e também a grade curricular, ou seja, as disciplinas e assuntos que serão ensinados durante o curso.

Equipe de redação do Radio Educadora 1120

Cada membro da nossa equipe traz consigo uma rica bagagem de experiências e habilidades únicas, formando um coletivo harmonioso que busca incessantemente a excelência na produção de conteúdo. Nossa missão é ir além das expectativas, proporcionando aos nossos leitores uma experiência enriquecedora e memorável.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

20 − um =